quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Arena de Baco: .beb... e os "velhinhos" em alta!

No mês passado houve vertical da referência .beb, de Tiago Cabaço (.com, blog). Consegui juntar 4 brancos e 4 tintos de anos diferentes deste que é um vinho de gama média exclusivo para as grandes superfícies (creio). A prova decorreu no restaurante Big Bife, no Porto, do simpático Vitor, acompanhado de um jantar. Relativamente aos .beb, foi unânime que todos esperávamos um pouco mais dos vinhos. Nos brancos, os mais velhos estavam bem melhores que os mais novos: os blends com Verdelho, Arinto e Viognier ('10 e '11) estão mais frescos e vivos que os irmãos mais novos que têm Encruzado, Roupeiro e também Viognier ('12 e '14). Nos tintos, os nossos preferidos, todos a dar boa prova, destacou-se o mais velho, de '08, seguido do '11 e num plano abaixo os '10 e '12. Ficamos com a sensação que o tinto está bem posicionado no preço face à qualidade. Já o branco, ficou muito aquém das expectativas. 

Como um jantar entre winelovers é sempre um pretexto para abrir umas coisitas antigas, foi o que fizemos. E que grandes vinhos "velhinhos" que estiveram em alta: Destaque para dois vencedores absolutos: O encostas do enxoé branco 2008 do Alentejo, com uma vivacidade desconcertante e uma frescura atipica para a região, em grande grande forma; O José de Sousa Mayor 1999, cheio de elegância e finesse, complexo e viciante. Um vinho de talha soberbo. 
Igualmente em bom plano, Quinta vale do mogo 1995, ilustre desconhecido da Bairrada; o muros antigos loureiro 2005 a provar a capacidade de envelhecimento da casta e dos vinhos verdes e um Dão Udaca Selecto de 1980 ainda bem vivo! É raro numa prova de vinhos antigos encontrarmos TODOS os vinhos em tão boa forma e alguns deles estiverem absolutamente fantásticos! Terminamos a noite com um Porto Taylors 40 anos completamente do outro mundo!

Sérgio Lopes






Sem comentários:

Enviar um comentário