terça-feira, 1 de maio de 2012

Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo

A semana de 9 a 13 de Abril estava dedicada a mais um périplo de visitas pela região do Douro. Contudo, por razões de força maior, não foi possível concretizá-lo. No entanto, não quisemos perder a oportunidade de finalmente conhecer em profundidade o projecto Quinta Nova e assim lá pernoitamos duas noites.

A Quinta Nova de  Nossa Senhora do Carmo possui 120 hectares, 85 dos quais plantados com vinha classificada com a Letra A.  Situa-se junto ao Pinhão, mais propriamente em Covas do Douro e o caminho para lá chegar tem tanto de belo como de vertiginoso. Mas vale a pena fazê-lo, pois somos claramente recompensados. A proximidade com o apeadeiro do Ferrão deve ser mais aproveitada, para dinamizar a região de difícil acesso, mas que tem ali ao lado a Quinta do Crasto, por exemplo.


Originária de 1764, em 1999, foi adquirida pela família Amorim, começando a reconversão do espaço e a aposta em fazer vinhos de qualidade, num terroir de eleição. Assim nasceu o conceito do primeiro hotel de vinho em Portugal- o Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, nascido em 2005, da reconstrução da antiga casa senhorial oitocentista, em plena harmonia com a natureza e a tradição. Possui 11 quartos com vista panorâmica para a vinha e para o rio, e todo o conforto de um 4 estrelas. Em simultãneo a vinha foi sendo reconvertida apostandos nas castas autóctones da região.


A adega também foi remodelada, tendo sido reconstruída em Abril de 2003, aumentando a capacidade de vinificação de 900.000Lts. Aliando os processos tradicionais a uma sofisticada tecnologia de ponta, este projecto de 2.500 m2 foi desenhado por forma a aproveitar a gravidade do terreno, adicionando dois lagares em inox totalmente mecanizados (10ton cada), para além de diferentes sistemas de vinificação e remontagem automática, acompanhados por processos de  controlo de temperatura altamente sofisticados. A área subterrânea da sala de barricas, com uma capacidade para 280 barricas para vinhos icon e super premium, está ligada a uma sala de provas com vistas panorâmicas, bem como à adega central através de um túnel interior onde está localizada a garrafeira de vinhos patrimoniais. Existe igualmente um pequeno espaço denominado "atelier do vinho"  que tem como cenário os antigos lagares de granito da adega original de 1764, onde foram colocados diferentes balseiros em madeira e cubas de inox, num total de 17.800Lt, para desenvolver pequenas vinificações de parcelas e sub-parcelas da quinta e ensaiar diferentes sistemas de maceração e maturação. Tudo é feito manualmente sob um rigoroso controlo, desde a selecção das uvas à sua recepção. O objectivo é o de criar case studies trabalhando as diferentes castas e vertentes do terroir.  A enologia está a cargo de Pedro Cabral - enólogo residente, com consultadoria de Francisco Montenegro.

Lagar robótico mecãnico

Cubas em Inox

Cave de barricas para estágio

O "atelier"

O meu local favorito (para viver)


Sala de Provas

A Quinta possui um restaurante muito bom onde se pode degustar um agradável Menu, acompanhado dos vinhos da casa. Para quem quiser dar uma escapadela, poderá sempre se deslocar a Sabrosa ao restaurante "Constantino". A viagem é dura , mas o restaurante é muito bom. (e acessível). Existe também um número de actividades para se efectuar na QN, desde passeios pedestres, banhos de sol na piscina ou provas de vinhos. Quanto aos vinhos, as referências da Quinta Nova são os entrada de gama Pomares branco e tinto, os reserva Grainha Branco e Tinto e os Topos tintos Reserva, Grande Reserva, Touriga Nacional e Referência.

No dia em que efectuamos o check in tivemos a maior sorte do mundo e um ENORME privilégio o Francisco Montenegro e o Pedro Cabral tinham estado nessa manhã a efectuar uma prova vertical de vinhos de topo desde 2005 a 2009. E mal chegamos, fomos "aliciados" a fazer essa prova, algo seguramente irrepetível e único. Os nossos profundos agradecimentos por tal privilégio!

A prova consistia em provar os Grainha, Reserva, Grande Reserva, Touriga Nacional e Referência. Ficamo-nos apenas pelos 4 últimos... Foram mais de duas horas de conversa à volta do vinho, com a amabilidade e paixão do Pedro, que nos foi acompanhando na mesma. Aqui fica um  breve resumo das sensações experimentadas, sendo que fica prometido um comentário mais longo a cada uma das referências mais recentes e disponíveis no mercado:


Reserva - Tinta Roriz e predominância de Tinta Amarela. 15 meses em barrica (alguma de 1º ano / 2º ano), utilização de algum carvalho americano. Perfil: fruta mais vermelha, menos floral, fineza aromática. O 2006 muito harmonioso, num ponto excelente de consumo. O 2005 e 2007, com taninos mais marcados. O 2008 soberbo, num equilíbrio notável. O 2009 ainda muito jovem, com maior evidência de fruta.

Touriga Nacional - Muita frescura, muito floral, fruta preta, taninos macios. Nesta referência notou-se um crescendo de qualidade de ano para ano, sendo que novamente o 2008 está em equilíbrio perfeito. O 2009 faz lembrar um LBV, com a enorme fruta evidente, com as devidas ressalvas, como é claro.

Grande Reserva - Vinhas Velhas e Touriga Nacional. 15 meses em barricas de carvalho. O 2005 aromaticamente mias quente e "azeitonado". 2006, mais macio e equilibrado que o anterior. taninos redondos. 2007, menos aromático, mas mais complexo, com taninos mais firmes. 2008, enorme frecura, mais uma vez o mais equilibrado. 2009, mais frutado e mais floral, muito jovem ainda. Este grande reserva é um grande vinho em qualquer parte do mundo. Possui menos aroma, mas enorme frescura e complexidade.

Referência - Vinhas Velhas + Tinta Roriz. O que dizer deste vinho? O próprio nome diz tudo. Provamos o 2008 e fiquei boquiaberto. Puro veludo, volume de boca extraordinário, sedoso, final longo, grande complexidade, enorme prazer...! O 2009, vai na mesma linha, mas prefiro esperar mais um pouco. Que vinhão!


Em suma, um espaço altamente recomendado. Para descansar num cenário edílico, com uma equipa jovem e simpática, que tudo faz para que o cliente se sinta "em casa". Realmente inesquecível e altamente recomendável!

Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Quinta Nova
5085-222 Covas do Douro – Portugal
TM: +351 969 860 056        Tel.: +351 254 730 430       Fax: +351 254 730 431  
Email: hotelquintanova@amorim.com

GPS: N 41º 09' 42,88''; W 07º 35' 44,59''
Sérgio Lopes

2 comentários:

  1. A Quinta Nova é deslumbrante...
    Sérgio, se mo permites, na próxima vez que vieres ao Douro gostava de te apresentar a Enoteca Douro-Quinta da Avessada e convidar-te para uma ou duas provas a combinar!

    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Caro carlos, terei todo o prazer. 'Bora lá marcar isso. para quando?

    ResponderEliminar