quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Um copo com... Ivone Ribeiro

Ivone Ribeiro é a proprietária da Garrafeira Garage Wines. No mundo vínico é uma cara bem conhecida de todos nós, com passagem por espaços como a Vinho e Coisas ou a Wine O’Clock. Após uma experiência na distribuição, abriu o seu espaço dedicado aos vinhos de garagem. As suas provas temáticas são já lendárias, sempre num ambiente descontraído e de partilha de sensações. Natural do Porto, licenciada em gestão de marketing, vive no Porto.

Olá Ivone. Tenho que começar pelas tuas provas vínicas, que continuam a ter casa cheia, e despertaram várias pessoas para este mundo dos vinhos, eu incluído. Foi o inicio, o despertar da paixão á volta do vinho. Como te sentes nesse papel pedagógico e de influência tão marcante para alguns de nós? O meu papel no mundo dos vinhos é simples…. Não sei se sou uma referência, a única coisa que sei é que adoro vinho, adoro o meu trabalho e adoro partilhar essas experiências com os meus clientes e amigos. O mundo do vinho é por defeito, para muitos consumidores, algo complicado, elitista… mas para mim o vinho tem que ser aquilo que tenho vindo a defender nos últimos anos: 1. Algo maravilhoso, que deve ser partilhado, com uma linguagem mais simplista e que permita com maior tranquilidade cativar mais e mais consumidores. 2. As provas GW e que temos vindo a fazer é criar experiências e momentos que representem o que defendemos… temos tido algum sucesso. 

Das dezenas de provas, qual a que destacarias por um motivo especial que te tenha marcado?  Não consigo destacar nenhuma… mas há que referir que o Aniversário da GW é sempre a grande prova do ano, onde não olhamos às marcas, aos vinhos que estamos a beber (bem… são todos bons claro..), mas sim ao momento que criamos para presentear todos os nossos clientes e amigos…

Lembras-te da primeira vez que pensaste “eu vou trabalhar nos vinhos”? Não imaginava que um dia chegaria até aqui…. Tudo foi acontecendo e a paixão começou a crescer… é um mundo apaixonante, ao mesmo tempo competitivo e sempre com novos desafios

O que gostas de fazer nos tempos livres? Estar com os meus filhos… eles sofrem com o facto de ter uma loja, horários muitos cheios e claro…. Estou sempre a ouvir frases como esta “mãe porque não tens um emprego normal?”.

Se tivesses possibilidade de jantar com uma personalidade, levando um vinho da Garage Wines, quem seria? Marcelo Rebelo de Sousa… gosto muito dele, acho-o um verdadeiro “SENHOR”, um homem muito inteligente e sei que gosta de bons vinhos!

Qual o teu prato preferido? Só um…. Gosto de tanta coisa…. Passando a publicidade, O Empadão de Carne da minha mãe, o Arroz de Pato uma bela Sopa de pedra…

Conta-nos uma peripécia que tenhas vivido no mundo dos vinhos.  Tenho muitas, mas estava eu à pouco mais de 1 ano a trabalhar na “Vinho & Coisas” a primeira garrafeira onde trabalhei e um cliente “homem” ali na meia idade recusava-se a aceitar as minhas sugestões, ao ponto de ter que ligar ao António Nora, na altura meu administrador e o Antonio recomendar os mesmos vinhos. Confesso… eu adorei… o cliente ficou um pouco à rasca!!!

O que consideras diferenciador no nosso país em termos vínicos, vs. resto do mundo? As nossas castas sem sombra de duvidas… o nosso terroir poderá em algumas regiões ter características próprias, as barricas são iguais em todo o mundo, a enologia, um toque ou outro, mas as nossas castas são nossas…

Momento: Refere uma música preferida; local de eleição e companhia; e claro vinho a condizer?  Estilo música: Chill Out; local: a minha casa; vinho: Champagne…. 

Qual o melhor vinho que alguma vez provaste? Não consigo dizer….  Todos os grandes vinhos que provei tiveram o seu momento e foram sempre partilhados, porque para mim os grandes vinhos têm de ser partilhados...

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário