terça-feira, 22 de maio de 2018

Em Prova: Foral de Cantanhede Gold Edition Grande Reserva Baga 2009

Não é todos os dias que temos o privilégio de almoçar com o arquitecto deste vinho, partilhando duas de letra, sempre com a simpatia cativante de Osvaldo Amado. Aconteceu este sábado. 

Um dos vinhos escolhidos por ele foi o Foral de Cantanhede Gold Edition Grande Reserva Baga 2009, topo de gama tinto da Adega de Cantanhede. Apenas é produzido em anos excepcionais. Cerca de 5000 garrafas. O nome do vinho presta justa homenagem aos viticultores e ao Conselho de Cantanhede que alcançou o Foral em 20 de Maio de 1514, concedido pelo Rei D. Manuel I, o Venturoso. 

Feito 100% da casta rainha da Bairrada - a Baga, é fruto de um lote com a selecção das melhores barricas, onde estagia por 18 meses. O resultado é um vinho poderoso, como a Baga produz, mas muito "limpo" e cheio de elegância. Fresco, encorpado, com taninos redondos, domados pela idade, termina longo e de pendor altamente gastronómico. Quem disse que as Adegas Cooperativas não eram capazes de produzir grandes vinhos? PVP: 40€. Disponibilidade: Garrafeiras.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário