segunda-feira, 9 de abril de 2018

Em Prova: Apaixonado Reserva Tinto 2015

Proveniente do Douro Superior, mais propriamente de Torre de Moncorvo, chega este vinho com um nome impactante - Apaixonado reserva tinto 2015. Feito de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela e Tinta Roriz e com estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês de segundo ano.

O nome do projeto é Àvidos e resulta da paixão de dois brasileiros pelo Douro Superior, e que aí encontraram o local de eleição para a produção de grandes vinhos, capazes de despertar prazeres e emoções especiais em todos que os experimentam. Mas do projeto, falaremos em detalhe noutra oportunidade.

Quanto ao Apaixonado é um vinho sedutor, bastante perfumado e complexo no nariz. com a Touriga Nacional a dominar, nesta fase e com notas de especiarias, do contacto com a madeira. O estágio em madeira usada amaciou o vinho, pelo que na boca os taninos são aveludados, macios, sem deixar de mostrar a garra do Douro Superior. Termina bem longo, potente e com a fruta em evidência. No dia seguinte estava muito mais ligado, pelo que necessita de tempo de garrafa, na minha opinião. 

A enologia está a cargo de Diogo Frey Ramos, tendo como enologo assistente, Afonso Magalhães, que também se encarrega da distribuição, extremamente selectiva. Deste vinho foram produzidas menos de 10.000 garrafas. PVP: 18,80€. Disponibilidade: Garrafeiras Selecionadas.

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário