terça-feira, 12 de setembro de 2017

Um copo com... Gabriel Alves

Gabriel Alves, homem de uma voz imediatamente reconhecível e que nos remonta para aqueles momentos nostálgicos em que um comentário a um jogo de futebol na televisão era emoção que acompanhava a Ação - quem não se recorda desses grandes momentos da RTP? O que muita gente desconhece é que Gabriel é também um grande wine lover, com quem tenho o privilégio de partilhar esses momentos à volta de um copo. Jornalista de profissão, wine lover por paixão, natural de Moçambique, vive em Lisboa.

Viva Gabriel, como é que nasceu a sua paixão pelo vinho? Deixei de fumar e abracei os aromas e sabores vinicos. Comecei pala Adega Cooperativa de Mesão-Frio. Em 1980 tinha um Branco Notável e um Clarete Elegante. Levado pela mão dum amigo iniciei me por aí. O dinheiro que gastava em três maços de tabaco por dia passou a ser investido na nova e em novas descobertas. Feliz por tão bons aromas e sabores ao longo de tantos anos de então para cá. E a construção de novos e óptimos amigos à volta de néctares inesquecíveis

Qual o melhor jogo de futebol que assistiu? E o melhor jogador que viu jogar? Difícil referenciar... Fiz de tudo um pouco em vários e diversos países e continentes. Só não fiz a Copa América. As Finais da Taça de Inglaterra foram especiais. Fiz meia dúzia qual delas a mais épica. A Utopia do Futebol Renasce Ali. Quanto a Jogador vi muitos e bons de Pelé para cá. De Pele para lá também em celulóide. Pelé é uma Referência Eterna. Trouxe algo de novo transversal no Tempo. Eusébio foi e será a figura maior dum Tempo em que se procurava termos de comparação em relação a Pelé. Artistas Distintos e também porque ambos falavam Português foram marcantes no seu tempo em estilos diversos. Marcantes são na História do Futebol que se renova a cada instante para gáudio dos seus fans. Johan Cruijff a Inteligência sobre a Relva. A era moderna do futebol assenta em grande parte nas suas ideias quer enquanto futebolista, quer como treinador e, enquanto pensador do futebol. Conheci os três com os três contactei com os três privei. Maradona - um caso sério do futebol mundial. Saíamos dos Anos Setenta... Cesar Menotti, no Rio de Janeiro, em 1980 numa entrevista excelente que me concedeu, travou nele o perfil do Jogador Mago do Futuro. Não se enganou numa só vírgula! Tem na História um Cadeirão de Ouro. Messi. Ronaldo. Enormes - os maiores do Tempo que corre. Símbolos dum Futebol Espectáculo Vertiginoso. Marcas dum Tempo Fronteira do Futuro. Referências: Di Stefano Anos 60/70, Luís Suarez 60/70, Ronaldinho Gaucho, Ronaldo o Fenómeno Luís Figo, Ibraimovic, Del Piero, Van Basten, Rud Gullit, Rykard marcam também o futebol dos tempos modernos. Destaco mais um: Zinedine Zidane Um Deus da Elegância a Jogar Futebol!

O que gosta de fazer nos tempos livres? Música, Ler, Fotografar ,Viajar, Conhecer, Ver Conversar Descobrir.

Sente que é um privilégio viver em Portugal e ter acesso a tanto vinho de qualidade? Qual a sua região preferida? Sinto-me feliz por conhecer alguns dos jovens de 2000 que entraram a trabalhar no vinho num país bonito com condições naturais raras para a sua produção. Feliz por poder olhar a grandeza desse trabalho sequenciado por outros e ter reconhecimento mundial. Feliz por poder ter acesso a tão excelentes Néctares com a informação pedagógica de quem os desenha e de quem os produz. A Minha Região Preferida é um Vinho de Qualidade. 

Gosta de cozinhar? Qual o seu prato preferido? Não cozinho. Gosto de boa comida - Portuguesa, Espanhola. Indiana, Africana. Gosto de provar o resto do Mundo... Prato preferido? Porque é raro encontra lo óptimo, e apenas óptimo é delicioso: Um Polau de Cabrito.

A sua voz é inconfundível. E está na memória de muitos de nós. O que recorda com mais nostalgia desses tempos? Nostálgico? Não. Há Memórias e História mas acima de Tudo Presente e Futuro.

Se tivesse oportunidade de jantar com uma figura do mundo do futebol, qual seria? Que vinho lhe serviria? Pepe Guardiola. A sua inteligência e postura são base dum bom encontro com um copo de vinho de permeio. Até nisso conversaríamos. Certamente surpreender me ia.. Depois, seria eu a surpreende lo. Talvez com um vinho PVP de uns 8€... :-)

O que o faz realmente tirar do sério? A Estupidez

Momento: refira uma música preferida; local de eleição e companhia; e claro vinho a condizer. Sabe, tenho andado a escutar o Elvis. Um dos meus contemporâneos e que partiu tão cedo. Julgava Conhece lo muito bem até porque como homem da rádio que fui anos e anos com paixão o estudei e ouvi. Afinal não o conhecia. Comecei a conhecê-lo melhor. My Way que é um hino em The Voice Frank Sinatra, nele agora descubro-o no seu caminho que o matou tão Jovem. E gosto de o ouvir. Mas um Jazz lounge é sempre companhia para um encontro com uma mulher bonita e inteligente entre um copo de vinho namoradeiro...
Qual o melhor vinho que alguma vez provou? Ainda não provei...

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário