sábado, 20 de maio de 2017

O "Bag-in-Box" do Biqueirão...!

Recentemente, quando andava por São Domingos de Carmões, uma aldeia lindíssima, completamente preservada e que é obrigatório conhecer, percebi que estava perto da Carvoeira e, num impulso irresistível lá rumei em direcção à adega cooperatva local. A ideia era falar com o colega responsável pelos vinhos e tentar perceber por que razão os brancos da cooperativa são tão bons, mas principalmente aprovisionar-me do branco mais carismático do portefólio, o célebre BIQUEIRÂO. 

O colega Julião Batista disse-me que o principal segredo dos brancos da região eram as castas locais, dominadas pelo Fernão Pires e o Arinto, acrescentando que: "o clima é muito importante, pois estamos numa zona intermédia entre a influência atlântica de Torres Vedras e o clima mais quente e seco de Alenquer". Depois de provarmos um excelente Arinto e um Chardonnay, perguntei pelo meu vinho favorito desta adega - o BIQUEIRÂO - feito com Fernão Pires, Arinto e Sara Nova e que, por ser o vinho de entrada de gama da adega tem só 12,5% de álcool. Tive a sorte de ser presenteado com um "bag in box", que abri logo que cheguei a casa. 

Quando o deitei no copo tive alguma ansiedade, pois havia o risco de este ano de colheita não estar à altura dos que eu tinha provado anteriormente e que tanto entusiasmo me tinham causado. Porém, logo que o levei ao nariz percebi que não me iria decepcionar. Com uma jovialidade própria do vinho do ano feito com base no Fernão Pires, criava uma grande expectativa para a prova de boca. E quando o provei percebi logo o estilo inconfundível do Biqueirão da Cooperativa da Carvoeira. Estava igual a si próprio, num equilíbrio perfeito entre a frescura da acidez, o teor alcoólico sensato e o aroma de boca da casta dominante. O facto de ter "só" 12,5% de álcool será outro dos segredos deste vinho, pois com esta graduação o Fernão Pires não se torna enjoativo e o Arinto tem uma acidez notável. 

Um vinho que justifica uma ida à Carvoeira, pois para além do seu preço irrisório ainda reconfortamos a alma com uma paisagem deliciosa!

Professor Virgilio Loureiro

Sem comentários:

Enviar um comentário