quinta-feira, 20 de abril de 2017

Da minha cave: Quinta da Chocapalha Arinto 2009

16,5/20A Quinta de Chocapalha, está situada em Alenquer, na Região de Lisboa. Embora com tradições vinicolas seculares, começamos a ouvir falar mais do projecto quando a propriedade é adquirida pela família Tavares da Silva, nos anos 80 e mais tarde quando Sandra Tavares da Silva, produtora de renome no Douro, e filha do Casal Tavares da Silva, toma as rédeas da enologia da casa.

Na imagem à esquerda temos um vinho da Quinta da Chocapalha, feito 100% de Arinto, do ano de 2009. Pela cor parece que é mentira, ou seja que o vinho não pode ter 9 anos, dada a cor jovem e viva que apresenta. Mas tem. E tudo o resto lhe confirma essa juventude: O aroma mantém-se fresco e fiel ao Arinto nas notas citrinas e de macã verde. A boca é crocante e com complexidade. O final é refrescante e bem prazeroso.

E se eu acrescentar que foi o vinho branco preferido de um conjunto de consumidores de vinho pouco habituados a estes rituais de provas e provado em comparação com vinhos do ano 2016 e 2015? Dá que pensar...

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário