quarta-feira, 1 de março de 2017

Um copo com... Isa Sousa

Isa Sousa é uma das caras bonitas da Garrafeira Tio Pepe, no Porto, espalhando simpatia e beleza contagiantes. Quem entra no espaço de Luis Cândido sabe que terá sempre um atendimento de luxo quer por uma das duas meninas quer pelo anfitrião. Isa é natural do Porto, técnica de Produção Enológica e vive no Porto.

Olá Isa. Como nasceu a tua paixão pelo vinho e se iniciou a tua entrada neste meio? 

Olá Sérgio, a minha infância foi passada entre o Douro, mais concretamente Lamego, terra dos meus avós maternos, e Cabeceiras de Basto, terra dos avós paternos. Lembro-me como se fosse hoje de ir com os meus tenros 5 anos, para os campos com os meus avós ajudar (pensava eu).

Desde cedo convivi com a produção de vinho, ainda que de forma artesanal, o “ bichinho” ficou.

Quando chegou a hora de decidir qual a área profissional a seguir tomei conhecimento do Curso de Produção Enológica, na ETGI e nem hesitei. Terminado o curso comecei por colaborar com alguns pequenos produtores do Douro, na venda e promoção dos seus vinhos e posteriormente tive a oportunidade de trabalhar na loja do IVDP onde realizava aconselhamento, provas e visitas guiadas para explicar o processo de certificação. 

Em 2012 surgiu a oportunidade de fazer parte da equipa da Garrafeira Tio Pepe, onde permaneço, com muito orgulho, desde então.

Como é trabalhar numa garrafeira com tanta tradição, como a Garrafeira do Tio Pepe?

Um privilégio. A Garrafeira Tio Pepe, prima pela organização, pela alargada selecção de produtos nacionais e estrageiros, pelas provas temáticas que se distinguem das demais, pelo atendimento personalizado e simpatia. 

Somos uma equipa que todos os dias “veste a camisola” com o objectivo de dar o seu melhor.

O que gostas de fazer nos tempos livres?

Nos meus tempos livre gosto de fazer desporto (crossfit), caminhadas na praia, ir ao parque da cidade, voluntariado, estar com os amigos, aproveitar a família.

Descreve as férias dos seus sonhos, onde vais, por quanto tempo e porquê?

Para mim as verdadeiras férias de sonho seriam, partir sem destino e sem data de regresso. 

Qual o teu prato preferido? Bebes vinho com regularidade?

Seria muito redutor eleger apenas um prato, eu adoro comer. Gosto imenso de comida tradicional portuguesa, adoro mariscos, massas… relativamente a vinho, sim bebo, principalmente brancos. 

Se tivesses oportunidade de jantar com uma figura pública, qual seria? Que vinho lhe servirias? 

Teria imenso gosto de convidar para jantar o Dr. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto (gostaria de lhe agradecer o excelente trabalho que tem vindo a desenvolver na cidade) e serviria o vinho Quinta da Carolina Reserva Especial Tinto 2012, um Douro genuíno que é produzido apenas nos melhores anos. Elegante, fresco, com taninos aveludados e um final de boca volumoso e persistente.

O que te faz realmente tirar do sério? 

Abomino a falta de educação, a crueldade e o egoísmo.

Momento: Refere uma música preferida, local de eleição, companhia e claro vinho a condizer.

Wave de Tom Jobim, numa praia qualquer a ver o pôr do sol…, acompanhada dos meus amigos mais próximos.Quanto ao vinho, desculpa Sérgio mas devias querer dizer “ vinhos a condizer”. :-) Sabes bem que os aficionados, como eu, incorrem inevitavelmente no crime da “poligamia vínica” por isso aqui vai a minha selecção, curta prometo; Billecart - Salmon Brut Sous Bois, Quinta da Pellada Primus branco, Louis Latour Chassagne-Montrachet, Zambujeiro tinto 2011 e Dalva colheita 1968.

Qual o melhor vinho que alguma vez provaste? Já provei vinhos fantásticos, uma das grandes benesses de trabalhar na Garrafeira Tio Pepe, mas aquele que mais me marcou foi sem dúvida o vinho do porto Quinta do Vallado Adelaide Tributa 1866. Acho que me faltam adjectivos para qualificar de forma justa a grandiosidade deste vinho.

Foi uma experiencia única.

Como diria Fernando Pessoa “ Boa é a vida, mas melhor é o vinho”

À nossa Sérgio ;-)

Sérgio Lopes

2 comentários: