sábado, 14 de janeiro de 2017

Vinhos de Altitude - A Prova Cega

Depois de clarificarmos o conceito sobre vinhos de altitude, chegou a altura de escolher os vinhos e o local para a prova cega. A escolha recaiu sobre o restaurante Toca da Raposa situado em Ervedosa do Douro. Um estabelecimento que, desde 2011, tem vindo a recuperar as antigas receitas de família e da região duriense para as apresentar, com sucesso assinalável, ao público em geral. Já sabemos que as vinhas plantadas a uma altitude mais elevada originam vinhos mais frescos e com uma acidez mais elevada. São, portanto, vinhos que para serem devidamente apreciados e se expressarem ao mais alto nível necessitam de comida. 

Quanto aos vinhos, a escolha foi realizada tendo em conta a hibridez do conceito de altitude enunciado anteriormente. Assim, num primeiro momento, foram escolhidas as regiões que se apresentavam a maior altitude e dentro destas as sub-regiões de cota mais alta. A seleção recaiu sobre: Douro, Beira Interior, Dão e Alentejo. Num segundo momento, escolheram-se apenas os vinhos brancos devido ao aumento notório da qualidade que têm vindo a registar nos últimos anos. Como, infelizmente, não foi possível reunir nenhuma referência do Alentejo e da Beira Interior em tempo útil, a seleção final agrupava onze referências da região do Douro e do Dão. E que grandes vinhos eram! 

O Restaurante Toca da Raposa preparou um jantar com sete pratos regionais aos quais foram emparelhados os vinhos de acordo com as suas caraterísticas e servidos de forma a não se conhecer a identidade dos mesmos, ou seja, em prova cega. O desfecho foi excelente. Como já era esperado, os vinhos em prova combinaram muito bem com a comida. A grande frescura, acidez, estrutura e persistência apresentada pela quase totalidade dos vinhos casou muito bem com a comida apresentada. Um grande jantar!


Quanto aos resultados da prova cega podem ser consultados em baixo:

1. Quinta do Ribeiro Santo Vinha da Neve 2013 - Dão
2. D. Graça Viosinho 2015 - Douro
3. D. Graça Garrafeira 2011 - Douro
4. Cedro do Noval 2015 - Douro
5. Xisto Cru 2014 - Douro
6. Casa da Passarela Fugitivo Garrafeira 2013 - Dão
7. Mapa Vinha dos Pais 2013 Douro
8. Quinta do Crasto 2014 Douro
9. Muxagat Xistos Altos 2014 Douro
10. Quinta dos Roques Encruzado 2014 - Dão
11. Quinta da Pellada Primus 2014 – Dão

Destaques:

Depois de contabilizadas todas as notas da folha de prova, os três vinhos mais pontuados foram o Quinta do Ribeiro Santo Vinha da Neve 2013, o D. Graça Viosinho 2015 e o D. Graça Garrafeira 2011.

O Quinta do Ribeiro Santo Vinha da Neve 2013 apresentou-se em grande forma, cheio de mineralidade, fruta de excelente qualidade, citrino, tostados, cheio de acidez e um final muito longo. Um vinho cheio de carácter expressando bem o porquê da casta Encruado se apresentar como uma das mais famosas do nosso país.

O produtor Vinilourenço conseguiu colocar dois dos seus vinhos nos restantes lugares do pódio. O Vinho D. Graça Viosinho 2015, proveniente de uma vinha plantada a cerca de 600 metros da altitude, ficou em segundo lugar. O vinho apresenta aromas com notas de fruta muito delicada, frescura, um toque fumado e muita elegância. Na boca, impressiona pela excelente acidez e textura amanteigada, que lhe conferem grande aptidão gastronómica.

No último lugar do pódio ficou o D. Graça Garrafeira 2011. Um vinho com vários anos de envelhecimento mas ainda cheio de frescura, acidez, manteiga, boa estrutura e uma acidez cortante. A casta Viosinho a mostrar que é capaz de envelhecer muito bem.

Paulo Pimenta (Wine & Stuff)

Sem comentários:

Enviar um comentário