quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Melhores vinhos provados 2016 | por Amândio Cupido

Passado o Natal, onde suspeito que se abriram grandes vinhos a acompanhar a ceia Natalicia, em família, eis que estamos na reta final do ano. E na sequência do que fizemos para as escolhas de vinhos para o Natal, voltamos a lançar o desafio aos nossos enófilos apaixonados para seleccionarem, desta feita,  os melhores vinhos provados no ano 2016. Os vinhos de mesa, generosos e bolhinhas que mais impressionaram os sentidos. Alguns são muito difíceis de encontrar, outros nem tanto, mas uma coisa é certa, são todos grandes, grandes vinhos em qualquer parte do mundo. Aqui ficam as escolhas de Amândio Cupido (Garficopo):

Branco - Casa de Saima 1995

Um branco da Bairrada com mais de vinte anos, cheio de vida, a demonstrar a capacidade de evolução destes vinhos. Não se encontra facilmente, mas é um vinho de prova obrigatória.


Tinto - Casa Ferreirinha Reserva Especial 1986


Um ícone do Douro que apenas sai para o mercado em anos excecionais e quando não sai Barca Velha. Com o tempo, alguns Reserva Especial deixam-nos a pensar que deviam ser Barca Velha. Vantagem? O preço... Precisa de cuidados especiais e bons copos, mas impressiona pela frescura e garra que denota ao fim de trinta anos. (PVP 129€)


Fortificado - Dalva Porto Tawnie + de 40 anos


É difícil exprimir o prazer que dá beber um tawnie com esta idade. Ao contrario dos rubies (nomeadamente os Vintages) estes vinhos são loteados de forma a manter o mesmo perfil quando saem para o mercado. E este é fantástico. (PVP 80€)


Bolhas - Gosset Grand Millesimé 2000

Um Champagne com dezasseis anos, em excelente forma e com capacidade para viver mais uns anos em garrafa. Há melhores formas de acabar um bom jantar? Talvez, mas esta é uma delas.

Amândio Cupido

Sem comentários:

Enviar um comentário