sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Em Prova: Monte da Ravasqueira Branco e Tinto

O produtor Monte da Ravasqueira localiza-se em Arraiolos, no Alentejo. Não há muito tempo efectuou um rebranding de todo o seu portfolio, apostando igualmente numa linha de maior consistência e num marketing mais agressivo, com vista a desenvolver o seu negócio quer nacional, quer internacionalmente. O enólogo Pedro Pereira Gonçalves encetou uma verdadeira revolução e os resultados estão à vista, com a criação de novas referências e a qualidade e consistência do projeto, ano após ano. 


Os Montes da Ravasqueira Tinto, Branco e Rosé podem ser encontrados nas grandes superfícies, na casa dos 5€ e são sempre valores seguros.
Monte da Ravasqueira Branco 2015 Viognier (30%), Alvarinho (30%), Semillon (25%) e Arinto (15%), com passagem apenas por inox e ligeira battonage, durante alguns meses. Mistura de duas castas portuguesas com duas castas estrangeiras. Cor brilhante esverdeada. Nariz complexo e fino, com uma mistura de frutas (pêssego, lichias, lima) e também flores. Grande frescura e mineralidade no primeiro impacto aromático. A boca confirma a mineralidade e frescuras sentidas no nariz. Bom volume de boca, terminando de agradável persistência. Um branco mais internacional, com alguma elegância de conjunto, mas sobretudo uma frescura e mineralidade bem patentes


Monte da Ravasqueira Tinto 2014. Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira, Touriga Franca e Petit Verdot. Cerca de 40% do lote estagiou durante 6 meses em barricas de Carvalho Francês. Cor rubi, apresenta um aroma a fruto madura, alguma especiaria, leve fumado. Na boca, taninos suaves, frescura, bom volume. Final de bom comprimento. Um tinto do Alentejo muito bem conseguido e consensual com complexidade qb.

Por vezes encontram-se estes vinhos nas grandes superfícies comerciais a bom preço, com um desconto generoso. Quando é assim, é para comprar às caixas!

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário