quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vinhos de Trás-os-Montes à prova no Porto

No passado sábado, decorreu no espaço Prova Wine Food & Pleasure, no Porto, uma prova de vinhos da região de Trás-Os-Montes, com a presença de 14 produtores. A prova foi organizada pelo grupo Cegos por Provas que tinham o desejo de dar à prova também a história da região, que apresenta ainda hoje vestígios de lagares cravados na rocha de origem Romana e Pré-Romana, que podem ser encontrados ao longo das suas 3 sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês.

Da prova, conclui-se que a região apresenta grande potencial e ainda se encontra à procura do seu caminho num mundo tão competitivo, como é este mundo dos vinhos. Gente da terra, transmontanos de gema, cada um apresentando o seu projecto pessoal, com enorme carinho e apreço. Os vinhos tintos são poderosos, de grande estrutura, gastronómicos e a mostrar o calor de uma região contudo recheada de microclimas, e a fazer jus aos tão famosos enchidos da zona, que tão bem harmonizam com estes vinhos! Os brancos muito marcados, regra geral, pela casta códega de larinho, aqui mostrando um lado mais herbáceo e a lembrar hortelã - frescos, de altitude, bem feitos e claro está... gastronómicos.

Para mim, existem dois produtores, nesta fase, bem à frente dos restantes: Valle Pradinhos, um produtor com enorme tradição vinícola e habituado aos grandes palcos e Quinta do Arcossó, onde a junção da visão do produtor Amilcar Salgado e do enólogo Francisco Montenegro (Aneto, Quinta Nova, Pôpa) tornaram este projecto num trás-os-montes fino e elegante, sem perder a identidade da região, de grande nível. Existiram, no entanto, algumas belas surpresas que necessitam apenas de uma melhor promoção para sair da zona regional e com os meios adequados se mostrar ao resto do país, uma vez que muitos deles ainda vendem a sua produção na região de origem. Aqui ficam alguns dos melhores vinhos provados:






Sérgio Lopes









Sem comentários:

Enviar um comentário