quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quinta da Vegia Rosé 2010



Ano: 2010

Produtor: Quinta da Vegia

Tipo: Rosé

Região: Dão

Castas: Touriga Nacional, Aragonês.

Preço Aprox.: 5,5€

Veredicto: A Quinta da Vegia, propriedade do Dão, de João Pedro D'Araújo pertence à associação Independent Winegrowers Association, do qual fazem parte os ilustres Alves de Sousa (Douro), Luís Pato (Bairrada) e Quinta do Ameal (Verdes) -  4 produtores de excelecência de 4 distintas regiões do nosso país. Para além da Quinta da Vegia no Dão, o produtor possui também a Casa de Cello na região dos vinhos verdes.

Este Rosé, que bebi, acompanhando um grão-de-bico (!) pautou-se como uma enorme surpresa, pela qualidade geral apresentada, pelo factor de diferenciação face aos demais (algo habitual nos vinhos da Quinta da Vegia) e pelo irrisório preço para aquilo que encontramos dentro da garrafa.

De cor vermelha viva, bastante intensa, no nariz o primeiro impacto é um ataque de frescura, sobressaindo de seguida a fruta fresca (morango, amora silvestre) e um leve floral. Na boca, tem um volume de boca enorme para um Rosé (aliás algo que se prevê quando se olha para o vinho numa primeira instância). Seco e com um toque vegetal, sente-se igualmente a fruta vermelha (o tal morango), mas o que surpreende é a frescura e o final de grande nível, com um comprimento enorme.

Um grande Rosé, a um preço abaixo dos 6€...! Como diria um ilustre blogue desta praça, o Pingus Vinicus: "Quase parece um tinto de Verão!" Totalmente de acordo. Mas atenção que este Rosé não é para todos os gostos... Extremamente gastronómico, será um companheiro fiel à mesa para uma grande variedade de pratos.

Classificação: 16,5

Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário