quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quinta Mendes Pereira

Chegados a Oliveira do Conde, Concelho de Carregal do Sal, perguntando pela Quinta Mendes Pereira (QMP), logo nos responderam: "A Quinta do brasileiro?"

Hoje nas mãos de Raquel Mendes Pereira, que há cerca de 10 anos decidiu abandonar o Brasil e pegar no legado do seu pai, abraçando de corpo e alma o projecto da também conhecida como Quinta da Sobreira.

Hoje em dia, a QMP tem o seu lugar, como uma das maiores e mais respeitadas explorações particulares do Dão.

À chegada à quinta, fomos recebidos pelo Sr. Freitas, uma vez que a Raquel não teve possibilidade de estar presente. São cerca de 12 hectares de vinha, com vinhas entre 10 e 60 anos, plantadas com as castas Encruzado, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e um pouco de Arinto. A enologia está a cargo de António Narciso. A QMP está num local priveligiado, na medida em que a proximidade com a Serra do Caramulo e Estrela, bem como a localização entre os rios Mondego e Dão, permitem-lhe obter as condições ideais para a feitura do vinho.

O cenário é extremamente belo, com um lago, inúmera vegetação e uma fonte romana. Aqui ficam algumas fotos da visita:






A Adega foi reconvertida e reaproveitada, mantendo o lagar tradicional e as cubas de cimento, mas também de inox, bem como as barricas de carvalho francês, para estágio do vinho.


A QMP produz Branco Encruzado, Rosé e os Tintos, com destaque para o Reserva Touriga Nacional e para o magnífico Garrafeia. Na visita, não tivemos oportunidade de provar qualquer vinho. Ficou para mais tarde, num jantar com o António Narciso, onde foram provados alguns dos vinhos.

São vinhos que pedem tempo- tradicionais, minerais e potentes. O Branco e Rosé, muito frescos e apetecíveis. Os tintos, frutados, elegantes e longevos. Destaque para o reserva Touriga Nacional, mas sobretudo, para o Garrafeira 2004 - Um Vinhão.  Uma quinta a descobrir.


QUINTA MENDES PEREIRA
Quinta da Sobreira, Oliveira do Conde
3430-350 Carregal do Sal
Viseu
raquelmendespereira@qmp.com.pt
www.qmp.com.pt
+351 939 559 990
+351 232 969 292

Sérgio Lopes

1 comentário:

  1. Estamos a reorganizar o nosso blog no novo endereço e a refazer as ligações para os nossos congéneres. Já colocámos este. Dê uma espreitadela.
    Saudações enófilas.

    ResponderEliminar