sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Quinta das Marias

Para finalizar a trilogia dos "vinhos com sotaque", com enologia de António Narciso, falta o comentário à visita à Quinta das Marias, de Peter Eckert, um Suiço que se apaixonou pela região e por cá ficou na feitura de vinhos de eleição.

À chegada à Quinta das Marias,em Oliveira do Conde (Carregal do Sal - a pouca distância da Quinta Mendes Pereira),  fomos recebidos pelo próprio Peter Eckert.

O desafio começou à cerca de 20 anos, com a reconversão de uma casa abandonada, naquilo que viria a ser a Quinta, baptizada com o nome das meninas da família, todas elas chamadas Maria.

Paulatinamente Peter Eckert, foi adquirindo pequenas parcelas ao redor, construindo as suas adegas de vinifcação e armazenagem, perfazendo na actualizade, 10 he de vinha, plantadas com as castas tradicionais do Dão: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Encruzado.

A adega de vinificação possui 3 lagares de granito tradicional de pisa a pé, 1 cuba de fermentação, 3 cubas com injecção de gás, da mais moderna tecnologia e 3 cubas de remontagem.

  

Para o estágio em madeira, são urtilizadas barricas da mais elevada qualidade e de diferentes tanoarias, uma vez que Peter Eckert gosta de ir experimentando os diferentes aromas e nunaces que cada tosta / produtor confere aos vinhos. De qualquer das formas, regra geral, a madeira está sempre muito bem integrada, discreta e apenas confere a maciês e complexidade na medida certa.


Finda a visita, tivemos a oportunidade provar algumas amostras de barrica de 2011, nomeadamente Alfrocheiro e Jaen (3º ano), Tinta Roriz (2º ano) e Touriga Nacional (1º ano). Foi um privilégio poder ter uma percepção individual do que cada casta proporciona.


Provamos também os brancos encruzado (com e sem barrica - Peter tem as duas versões) e também o Cuvée TT 2009, blend de Touriga Nacional com Tinta Roriz. Em breve, os vinhos serão comentados em pormenor aqui no blogue.

No geral, os vinhos de Peter Eckert são vinhos com perfil mais internacional, tudo muito harmonioso e sumarento, complexo, mas respeitando o terroir onde se insere. Vale seguramente a visita. Obrigado ao Peter Eckert e votos de muito sucesso!

Quinta das Marias
Oliveira do Conde
P - 3430 - 364 Carregal do Sal

Tel. +351 96 561 90 71
Fax +351 23 296 81 44


Sérgio Lopes


Sem comentários:

Enviar um comentário