sexta-feira, 4 de maio de 2012

Quinta da Fata

Há sempre algo de muito especial quando visitamos um produtor "familiar" e percebemos que o que é ali produzido é criado com paixão, fiel às raízes e ideais, respeitando totalmente o terroir e não entrando em modas. E a Quinta da Fata não o precisa de fazer. Quem aprecia vinho, certamente conhece este produtor e bebe os seus vinhos com prazer. Prova disso foi a distinção obtida no International Wine Challenge com o 14º lugar do seu Touriga Nacional de entre mais de 12.000 vinhos em prova.

À chegada à Quinta da Fata, situada às portas de Nelas, fomos recebidos por Sir Eurico Ponces de Amaral, conversador nato, apaixonado pelo seu projecto e apaixonante e cativante no seu discurso. Trata-se de um projecto de 6,5 hectares de vinha, de um total de 10he, onde foram plantados os melhores clones das castas autóctones da região: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Encruzado. É uma produção que ronda as 25.000 / 30.000 garrafas mas com uma identidade muito própria.



Eurico Amaral confessa que a exposição e localização do seu terreno, apresenta as características ideais. É por isso um felizardo e limita-se, respeitando o terroir, a colher o que melhor este dá. Os vinhos são vinhos que mostram o terroir, com excelente relação qualidade / preço e com uma longevidade invejável. O branco encruzado é já um "clássico" do produtor, a que se junta agora o surpreendente Touriga Nacional. A enologia encontra-se a cargo de António Narciso, "pai" de muitos outros vinhos da região. A adega é dimensionada à medida da produção existente - Lagar tardicional, pisa a pé, algumas cubas de Inox, barricas, usadas, para não marcar o vinho.




Para além do vinho, é possível usufruir do espaço, uma vez que possui quartos e apartamentos, bem como uma piscina e obviamente uma paisagem deslumbrante e calma. Apenas não servem refeições, para além do pequeno-almoço.


No final da visita, ficamos a conversar prazerosamente com Eurico Amaral, enquanto degustávamos o Touriga Nacional. Um projecto a descobrir...


Quinta da Fata
3520-225 Vilar Seco - NELAS
232942332 ; 914559086
quintadafata@sapo.pt


Sérgio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário